segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

A ARTE DE EDUCAR

Mara Rolin


A ARTE DE EDUCAR

Em minha trajetória sempre tive muitos sonhos e ideais, pois é isso que nos impulsiona a viver. Sou graduada em Letras, tenho Pós graduação em Linguística Aplicada a Língua Inglesa e terminei de cursar Pedagogia.

Não foi fácil chegar até aqui, porém as dificuldades também nos fazem evoluir. Quanto a novos projetos, tenho muitos sonhos e desejo torná-los reais.

Sou encantada por Psicologia e Educação Infantil, quero muito ter oportunidade de trabalhar em algo voltado a essas áreas.

Muitas vezes já me senti desestimulada por diversos fatores, mas como acredito que a forma mais eficaz de transformação do ser humano e da sociedade acontece por meio do processo educativo, quero contribuir para que isso aconteça.

Como educadora procuro sempre me espelhar nos bons exemplos que tive e aprender com as adversidades. Sou alguém que entre erros e acertos procura ter atitudes centradas na busca de novos métodos e técnicas que estabeleçam relações entre a teoria e a prática.

Quero contribuir para a qualidade de um processo educativo que prepare para o exercício da cidadania e que não apenas informe, mas que seja capaz de transformar de forma positiva a realidade do educando.

Estamos imersos em um contexto em que mudanças acontecem a cada instante causando transformações. Para que essas transformações sejam significativas, é importante um novo olhar quanto ao sistema educativo.

As escolas precisam se adaptar a essas transformações para desenvolver um processo de ensino/aprendizagem de maneira inovadora, levando os educandos a se sentirem como seres globalizados, capazes de interagir e competir com igualdade no contexto social.

Para que a escola acompanhe as perspectivas da sociedade atual, é importante uma mudança não apenas no que diz respeito aos conceitos, mas de atitude dos profissionais e procedimentos metodológicos. Cabe ao educador adquirir um novo perfil, não ser apenas transmissor do conhecimento, e sim um mediador e aprendiz. De nada adiante equipamentos sofisticados se não houver mudanças na prática pedagógica e, principalmente, no sistema educacional para dar suporte ao educador.

Nessa sociedade tão desigual, acredito que a escola pode possibilitar uma melhor condição de vida aos educandos, desde que escola e alunos estejam preparados. É certo que o professor precisa estar aberto a mudanças, porém, é importante que exista valorização profissional e uma reelaboração do currículo para que os meios/processos de atualização aconteçam de forma significativa.

Diante de tantos aspectos que constituem o saber e o fazer pedagógico, cabe ao educador atualizar-se e avaliar sua ação docente constantemente para realizar um trabalho que estimule e favoreça o desenvolvimento das habilidades e competências dos alunos. Para Paulo Freire o professor precisa "assumir-se como um ser social e histórico, bem como, ser pensante, comunicante, transformador, criador, realizador de sonhos, capaz de ter raiva, porque é capaz de amar".

Nesse sentido, o professor tem papel fundamental, pois exerce uma nobre missão, a missão de formar homens e mulheres capazes de atribuir sentido as informações e serem leitoras críticas do contexto vivenciado, adquirindo uma visão ampla de mundo, para que saibam agir e transformar a realidade significativamente.

Ser Educador é estar comprometido com a “Arte de Educar”, e é nessa perspectiva que o Educador configura-se como um Ser Especial.

“Ser professor é ser condutor de almas e de sonhos, é lapidar diamantes”. (Gabriel Chalita)



Gostaria de compartilhar um dos textos que escrevi e que  faz parte do livro O Segredo de 7 Mulheres.


A Arte de Educar

Mara Rolin

"Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”

( Paulo Freire ).



        Em minha trajetória escolar tive diversos tipos de professores, uns eram dedicados, alegres, divertidos, pacientes, compreensíveis, dinâmicos, comprometidos com a qualidade de ensino e com o desenvolvimento dos estudantes. Outros eram mais severos, ríspidos, intolerantes, queriam impor, estavam preocupados com a transmissão de conteúdos.
Tive professores dos quais me lembro superficialmente, mas tive também grandes mestres que ensinaram além do cálculo, da leitura e da escrita. Ensinaram valores essenciais à formação do ser humano, deixaram verdadeiras lições de vida, e contribuíram para a minha formação de maneira significativa, foram inspiradores.

Hoje, sou professora e, diante do contexto atual, é exigido um novo padrão de conhecimento e o processo de construção desse conhecimento exige que o professor seja um “educador” e ser “educador” é um desafio.

Muitas vezes já me senti desestimulada por diversos fatores, mas como acredito que a forma mais eficaz de transformação do ser humano e da sociedade acontece por meio do processo educativo, quero contribuir para que isso aconteça.
Não desejo ser apenas espectadora da vida e sim contribuir para a formação e valorização do ser humano, quero ensinar e aprender sobre a maravilhosa arte de viver. Em relação ao Ensino e Aprendizagem, Educador e Educando, Paulo Freire deixou a seguinte mensagem que nos faz refletir:
A prática pedagógica é algo muito sério. Lidamos com gente, com crianças, adolescentes ou adultos. Participamos de sua formação. Ajudamo-lo ou os prejudicamos nesta busca. Estamos intrinsecamente a eles ligados no processo de conhecimento. Podemos concorrer com nossa incompetência, má preparação, irresponsabilidade, para o seu fracasso. Mas podemos, também, com nossa seriedade e testemunho de luta contra as injustiças, contribuir para que os educandos vão se tornando presenças marcantes no mundo.
Como educadora procuro sempre me espelhar nos bons exemplos que tive e também aprender com as adversidades. Já cometi erros sim, mas aprendi que por meio deles é possível mudar, transformar, acertar, evoluir. É possível adquirir uma nova postura, um novo olhar e novas atitudes.
Quero sempre me atualizar, planejar, criar, incentivar, ter atitudes centradas na busca de novos métodos e técnicas que estabeleçam relações entre a teoria e a prática, entre o conteúdo e a realidade. Quero ser dinâmica, interagir, despertar a consciência crítica, ser mediadora e considerar as particularidades, as diferenças diante de cada momento e de cada situação vivenciada.
Quero contribuir para a qualidade de um sistema educativo que prepare para a vida e que não apenas informe, mas que seja capaz de transformar de forma positiva a realidade do educando. Será que tudo isso é apenas utopia? Uma coisa é certa, os sonhos podem se tornar realidade, mas para isso é preciso ter atitude.
Ser Educador é estar comprometido com a “Arte de Educar”, e é nessa perspectiva que o Educador configura-se como um Ser Especial.

“Ensinar é um verdadeiro exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais.” (Rubem Alves).

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