terça-feira, 18 de maio de 2010

Educação e as novas tecnologias


"A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter

 informação em conhecimento".
By Mara Rolin


 
    O processo de ensino e aprendizagem, na sociedade atual, exige um novo padrão de conhecimento, o que acaba sendo um desafio aos educadores. O uso das novas tecnologias facilita o acesso ao conhecimento, que acontece de forma cada vez mais fácil e rápida. Nesse contexto, há quem ainda não está em contato direto com essas novas tecnologias, ou até mesmo ignora sua existência e encontra-se de certa forma “empobrecido” diante dessa realidade.
   Outro fator preocupante diz respeito às informações veiculadas a estes meios, que são na maioria das vezes tomadas como verdades absolutas e indiscutíveis, informações e propagandas enganosas capazes de seduzir e persuadir, causando em questões de segundos grandes prejuízos. A famíla também precisa estar atenta nesse sentido  orientando e procurarando intervir de maneira positiva.
    Ao educador cabe adquirir um novo perfil, não ser apenas transmissor do conhecimento, e sim um mediador e aprendiz, desenvolvendo um trabalho para formar pessoas capazes de atribuir sentido as informações e serem leitoras críticas da realidade. De acordo com Tescarolo: "Aprender é mais do que armazenar, memorizar e processar dados e informações... é pesquisar para desconstruir e depois ser capaz de reconstruir, uma arquitetura conceitual e epistemológica realmente efetiva no entendimento do que está acontecendo hoje no mundo, com intenções de melhorar as condições de vida da humanidade".
    Diante de tantos aspectos que constituem o saber e o fazer pedagógico, cabe ao “educador” atualizar-se e avaliar sua ação docente constantemente para que seja possível realizar um trabalho que estimule e favoreça o desenvolvimento das habilidades e competências dos educandos.


Alguns alunos e eu

   Cabe ao professor possibilitar o acesso à cultura, as novas tecnologias, sendo um mediador do conhecimento, uma vez que exerce papel fundamental na formação e transformação de cada educando. Segundo Augusto Cury:   Os educadores, apesar das suas dificuldades, são insubstituíveis, porque a gentileza, a solidariedade, a tolerância, a inclusão, os sentimentos altruístas, enfim, todas as áreas da sensibilidade não podem ser ensinadas por máquinas, e sim por seres humanos.
    O professor precisa estar aberto a mudanças, porém, é importante que os meios/processos de atualização aconteçam de forma significativa, para que não gerem apenas uma sobrecarga ao profissional, dificultando ainda mais o trabalho.
   Outra questão preocupante quanto ao uso das novas tecnologias está relacionada a manutenção e disponibilidade de recursos para manter o uso dos equipamentos.
  Sendo assim, é necessária uma nova postura do sistema educativo em geral com relação ao uso das novas tecnologias para que não seja oferecido apenas contato com essa nova realidade, mas que se cumpra realmente o objetivo de uma transformação significativa no processo de ensino e aprendizagem.


  
Maria Eduarda



   
Murilo



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