terça-feira, 18 de maio de 2010

Sugestão de aula utilizando Hipertexto - Língua Inglesa

Plano de aula utilizando Hipertexto - Língua Inglesa - Estrangeirismos/Anglicismos

"English in our Lives"

Autora: Mara Rolin

Turma: Ensino Fundamental - 8º e 9ºAno

Componente curricular: Língua Inglesa

Tema: Estrangeirismos/Anglicismos

Título: English in our lives

Conhecimentos prévios : Leitura e tradução de textos, estudo do vocabulário, uso do dicionário, noções de gramática.

Duração das aulas: Programar o tempo para realizar as atividades de acordo com o desenvolvimento da turma.


OBJETIVOS:

-Realizar uma pesquisa sobre a influência da língua inglesa e o uso de estrangeirismos no contexto social brasileiro, promovendo reflexão e crítica sobre os pontos positivos e negativos;

-Reconhecer palavras e expressões em Inglês utilizadas no dia a dia;

-Identificar-se como ser integrante e transformador diante do contexto linguístico em que está inserido;

CONTEÚDO:

- Leitura e análise de artigos e reportagens referentes ao tema;

-Pesquisa e análise de letras de músicas;

-Escrita e leitura de palavras e expressões em Inglês;

-Confecção de um painel referente ao tema;

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:


-Iniciar com uma conversa informal sobre o tema “Estrangeirismos” e propor alguns questionamentos referentes ao assunto.

O que você entende por estrangeirismos?

Qual a importância da Língua Inglesa em nosso contexto social?

Por que a Língua Inglesa tem grande influência mundialmente?

Você já utilizou palavras em Inglês, ou esteve em contato com estrangeirismos em alguma situação do seu cotidiano?

- Listar palavras e expressões em Inglês conhecidas pelos alunos;

-Após as informações e expressões de ideias em sala de aula, encaminhar os alunos ao laboratório de informática para dar sequencia ao trabalho, pedir que levem papel e caneta para fazer anotações. Orientar os alunos quanto ao uso do computador e quanto ao desenvolvimento das atividades. Apresentar um arquivo (hiperarquivo) contendo os endereços eletrônicos que serão acessados no decorrer do trabalho.

-Orientar os alunos para acessarem a Wikipédia http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrangeirismo, para verificar o conceito e alguns exemplos de estrangeirismos, fazer também a leitura de um projeto de lei relacionado ao tema. Dialogar sobre o assunto possibilitando a reflexão, análise e expressão de idéias. Assistir ao vídeo, Samba do approach, acessando http://www.youtube.com/watch?v=vaF0dcoI6B8. Na sequencia fazer a leitura da letra da música no site http://www.letras.com.br/zeca-baleiro/samba-do-approach, verificar os estrangeirismos presentes e pesquisar os significados, analisando o contexto e os prováveis motivos de serem utilizados. Os alunos deverão anotar os termos em Inglês e pesquisar os significados nos sites www.uol.com.br/dicionarios e http://pt.wiktionary.org.

-Fazer uma pesquisa virtual sobre letras de músicas em Português que apresentam em sua composição palavras ou expressões em Inglês. Para essa atividade, orientar os alunos para que utilizem a página do Google www.google.com.br. Pesquisar os significados das palavras e expressões estrangeiras no site www.uol.com.br/dicionarios e http://pt.wiktionary.org e no dicionário escolar.

-Selecionar algumas das músicas e em sala de aula destacar os estrangeirismos identificando o sentido dos mesmos de acordo com o contexto, bem como, refletir sobre o motivo e a relevância de serem utilizados;

-Utilizando materiais selecionados previamente como: palavras e expressões estudadas, letras de músicas, embalagens e rótulos, organizar um painel coletivo com o titulo “English in our lives”.

RECURSOS

-Laboratório de informática;

-Pincel Atômico;

-Cola:

-Cartolinas;

-Rótulos e embalagens;

-Dicionários (Inglês-Português/Português-Inglês);

-Cadernos e canetas;

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM:

Observar o interesse e a participação dos alunos durante a realização das atividades. Verificar a coerência e a consistência argumentativa diante das atividades propostas e desenvolvidas.

BIBLIOGRAFIA

www.google.com.br

http://www.letras.com.br/zeca-baleiro/samba-do-approach

Michaelis Dicionário escolar inglês-português / português-inglês. São Paulo: Melhoramentos, 2001.

Revista Escola, Ed. Abril, Edição 159. São Paulo, 01/2003

www.uol.com.br/dicionarios

http://pt.wiktionary.org

http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrangeirismo

http://www.youtube.com/watch?v=vaF0dcoI6B8










Nenhum comentário:

Postar um comentário