sexta-feira, 21 de maio de 2010

Educação Infantil


  
Desenvolvimento Infantil
By Mara Rolin
  
“A inteligência surge de um processo evolutivo no qual muitos fatores devem ter tempo para encontrar seu equilíbrio” (PIAGET)



   O processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil deve acontecer de forma lúdica, reflexiva e interdisciplinar, promovendo a integração da criança com o ambiente e com as pessoas que as cercam.         
  Nessa etapa, a construção do conhecimento deve ser prazerosa e significativa visando o desenvolvimento dos aspectos afetivo, perceptivo, motor e social. De acordo com o Referencial Curricular da Educação Infantil, "Propiciando a brincadeira, portanto, cria-se um espaço no qual as crianças podem experimentar o mundo e internalizar uma compreensão particular sobre as pessoas, os sentimentos e os diversos conhecimentos".   Nesse sentido, a intervenção pedagógica precisa acontecer de forma que possa contribuir para o desenvolvimento integral da criança. Segundo o RECNEI, "... cabe ao professor propiciar situações de conversa, brincadeiras ou de aprendizagens orientadas que garantam a troca entre as crianças, de forma a que possam comunicar-se e expressar-se, demonstrando seus modos de agir, de pensar e de sentir, em um ambiente acolhedor e que propicie a confiança e a auto-estima". Ainda com relação ao professor/educador, discorre  Vygotsky, “... o professor desempenha um papel ativo no processo de educação: modelar, cortar, dividir e entalhar os elementos do meio para que estes realizem o objetivo buscado”.






   Ao chegar à escola a criança já possui experiências com a linguagem oral, que varia de acordo com sua realidade. Ao iniciar a escrita cabe ao professor mostrar que o processo é composto por uma estrutura mais elaborada, com características e regras diferentes.

                                         Maria Eduarda(a menina de trancinha), na escola


   Durante o processo de alfabetização é importante proporcionar atividades significativas e contextualizadas permitindo à criança criar e testar hipóteses para que aprenda a atribuir sentido e interagir, associar e fazer correspondência entre os elementos sonoros e o código escrito, conhecendo e compreendendo que há um sistema ortográfico com regras e que é necessário aprendê-lo para utilizá-lo em práticas sociais.

  
                
MURILO



          

 MARIA EDUARDA
   
    De acordo com Paulo Freire: “A leitura do mundo precede a leitura da palavra”. Portanto é importante levar em consideração o conhecimento prévio do educando, suas experiências, sua realidade e apresentar diversas situações e possibilidades de comunicação, e a partir daí, iniciar o processo de aprendizagem sistemática.


DANILO

  Maria Eduarda(1ª apresentação escolar)



Murilo(Alô!)

“O domínio progressivo das diferentes linguagens que favorecem a expressão e comunicação de sentimentos, emoções e idéias das crianças, propicia a interação com os outros e facilitam a mediação com a cultura e os conhecimentos constituídos. Incide sobre aspectos essenciais do desenvolvimento e da aprendizagem e engloba instrumentos fundamentais para as crianças continuarem a aprender ao longo da vida.” (RECNEI)


Gostaria de compartilhar a música seguinte que traz uma mensagem muito bacana sobre o universo infantil,  nos faz refletir sobre esse momento mágico que é a infância, momento  de questionamentos, buscas e descobertas em que pais e educadores precisam estar atentos para que possam contribuir significativamente no processo de desenvolvimento da criança. 

ADRIANA CALCANHOTO OITO ANOS - GABRIEL




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